Com certa frequência, ainda hoje, pode-se notar dentes que sofreram algum tratamento e apresentam uma coloração mais escurecida comparada com os demais. Outro exemplo bastante comum de um dente mais escuro que outros são aqueles que sofreram traumas, ou seja, batidas em acidentes ou quedas. E essa diferença de coloração, observada mais facilmente em dentes da frente, é uma queixa muito comum entre os clientes.
Alguns tratamentos podem ser oferecidos na tentativa de harmonizar a diferença de cor entre os dentes resultando em um sorriso mais equilibrado e agradável. Dentre as opções que se pode realizar estão:
- Clareamento;
- Facetas;
- Coroas.
Em todos os procedimentos descritos o objetivo é o mesmo: devolver a coloração mais natural ao dente comprometido.
E como funciona cada um desses procedimentos?
- O Clareamento do dente escurecido pode ser realizado através da Técnica da Moldeira (na qual utiliza-se um gel em contato com o dente); pode-se optar também pela utilização de pastas internamente (Clareamento Interno) ao dente, que promovem o clareamento ou ainda pode-se utilizar o Laser;
- As Facetas consistem em um desgaste apenas da parte da frente do dente com a cor mais escura. Nesse procedimento pode-se fazer uso das Resinas Compostas – material da cor do dente que é utilizado nas restaurações – ou outros materiais, como a Cerâmica (popularmente conhecido como porcelana), para mascarar a coloração escura;
- As Coroas: são peças que necessitam de desgaste ao redor de todo o dente escurecido para que esta possa ser encaixada sobre o que sobrou do dente. Essa coroa é realizada em laboratório, e pode ser feita de diversos materiais, como a porcelana, por exemplo.
Agora você já sabe que há soluções para harmonizar o sorriso daquelas pessoas com um ou alguns dentes mais escurecidos. As opções de tratamento devem ser discutidas entre o cliente e o dentista para ver qual é a mais indicada para o caso.
< Voltar