Agende sua consulta

Especialidades

especialidade-ortodontia

Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões. Podemos com a ortodontia corrigir o posicionamento dos dentes na boca, dentes que estejam tortos ou que não se encaixam corretamente, proporcionando ao paciente mais saúde e melhorando a aparecia do seu sorriso.

Com base em alguns instrumentos de diagnóstico, um exame clínico, documentação ortodôntica: radiografias fotos e modelos, o ortodontista ou dentista poderá definir qual é o tratamento adequado para cada paciente.

Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: o removível e o fixo. Os aparelhos removíveis podem ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicas, utilizadas nas correções esqueléticas (ósseas). Os aparelhos fixos são acessórios colados aos dentes, alguns desses acessórios são bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e dependem menos da colaboração do paciente.

O paciente que usa aparelho ortodôntico pode comer normalmente. Os cuidados que ele deve ter são com os alimentos duros como pipoca, amendoim, cenoura inteira etc., pois poderão quebrar as peças do aparelho. Cuidado também com alimentos pegajosos ou muito fibrosos como abacaxi, manga, que dificultarão bastante a higienização do aparelho.

Hoje em dia, além das crianças, adultos podem usar um aparelho ortodôntico dependendo da sua necessidade. Em adultos, os aparelhos ortodônticos podem ser utilizados também em muitos casos de reabilitação oral, no qual é necessário reposicionar melhor os elementos dentários e ganhar/ corrigir espaços para a colocação de implantes e próteses.

Implantodontia

O objetivo desta especialidade é devolver a função, fonética e estética, através de reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes de titânio. A Implantodontia permite a realização de próteses unitárias (reposição de um único dente) até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis (reposição de dois ou mais dentes). Atualmente, conta-se com diversas técnicas que permitem que os futuros dentes sejam instalados em posições ideais, contribuindo ainda mais para a harmonia do sorriso. A carga imediata é uma realidade e permite que, em casos indicados de forma precisa, implantes realizados recebam a prótese no mesmo dia ou em até 72 horas.

Dentística

Especialidade que atua na área da cosmética e restauração dos dentes. O profissional desta especialidade realiza clareamento dentário com laser ou assistido e faz utilização de resinas compostas para realização de restaurações estéticas. A Dentística também é responsável pela recuperação dos dentes acometidos por cáries colaborando para devolução das funções estéticas e mastigatórias dos dentes.

Prótese

Essa especialidade visa restaurar a forma, função e estética, contribuindo para a devolução da saúde bucal, através da reposição de dentes e tecidos bucais ausentes ou em dentes naturais muito comprometidos. Pode-se ter deste tratamentos que façam pequenas correções de cor ou forma, como laminados cerâmicos (lentes de contato) ou casos mais comprometidos, como dentes muito manchados, com a utilização de coroas de porcelana. As próteses hoje são oferecidas em diversos materiais, dos mais variados tipos e qualidades, dando mais naturalidade ao sorriso. Outras opções são as próteses parciais e totais removíveis, uma forma ainda utilizada em alguns casos. Aliada à Implantodontia, as próteses sobre implante, sejam unitárias, parciais ou totais, permitem a devolução das estruturas ausentes de forma cada vez mais natural e harmônica.

Periodontia

Especialidade responsável por tratar e manter a saúde dos tecidos que suportam os dentes. É fundamental para planejamentos em tratamentos estéticos como reabilitações estéticas e implantes. Ainda atua na correção de comprometimentos estéticos da gengiva como recessões gengivais e alterações no formato da gengiva.

Endodontia

Mais conhecida como tratamento de canal, é a especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária, canais radiculares e tecidos periapicais, assim como das doenças que os acometem. Quando necessário, o tratamento endodôntico (tratamento de canal) visa a manutenção do dente natural e a saúde dos tecidos adjacentes ao canal.

Atendimento com horário agendado. Das 8h às 11h30 – das 13h30 às 18h30 (Segunda a Sexta-feira)
LOCALIZAÇÃO: ponto de referência (em frente ao estacionamento do ginásio de esportes do SENAI)