Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e nessa data lembramos das inúmeras doenças e malefícios que o cigarro traz à saúde e da importância de evitar ou parar com o vício. O tabagismo causa doenças como câncer de pulmão, enfisema, bronquite crônica e pode afetar também a sua saúde bucal.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes. A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde uma droga psicoativa que causa dependência. Além disso, o alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, entre elas, o arsênio e resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.
Ao fumar, você coloca tudo isso dentro do seu organismo e o deixa propenso a ter, entre outros males, doença periodontal (problemas gengivais), mau hálito, câncer bucal, perda de dentes e as conhecidas manchas nos dentes. O vício em tabaco também diminui as defesas do organismo, o que prejudica a cicatrização de feridas e a recuperação de alguns tratamentos odontológicos como na osseointegração de implantes dentários.
Doenças bucais causadas pelo tabagismo
Conheça as principais doenças bucais causadas ou agravadas pelo tabagismo:
Câncer bucal
O tabagismo é um dos principais fatores causadores do câncer bucal e mesmo o consumo de pequena quantidade de cigarro aumenta o risco. Os fumantes que param de fumar reduzem o risco de desenvolver a doença já no primeiro ano e em aproximadamente 10 anos sem cigarros, esse risco se reduz progressivamente até praticamente se igualar aos que nunca fumaram.
Manchas nos dentes
A fumaça do cigarro é responsável por escurecer os dentes e causar manchas que nem sempre são resolvidas com clareamento ou profilaxia (limpeza).
Mau hálito
O fumo contribui para acentuar o odor de quem já possui halitose além de favorecer a redução do fluxo salivar. A diminuição do fluxo salivar propicia o mau hálito e aumenta a chance de cáries.
Doença Periodontal
Fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver a doença periodontal (problemas gengivais) do que os não fumantes. Os componentes do cigarro acometem os tecidos gengivais causando inflamação, sangramento gengival e mobilidade dentária.
Perda de dentes
Em estágios avançados da doença periodontal e com o aumento da mobilidade dental, as raízes dentais ficam expostas e como o tabaco dificulta o processo de cicatrização, pode ocorrer a perda dos dentes.
Para quem é fumante, sempre é tempo de abandonar o cigarro e é bom saber que os sintomas após largar o vício são temporários e desaparecem. Lembre-se também de visitar o cirurgião-dentista periodicamente para manutenção preventiva da sua saúde bucal.
< Voltar