Trocar as restaurações antigas e escuras, por novas da cor do dente, certamente é uma vontade de muitas pessoas que procuram os dentistas. Até algumas décadas haviam poucas opções de materiais para restaurar os dentes. O mais usual era um material prateado, que escurece com o tempo, e que a maioria das pessoas tem ou já teve nos dentes, conhecido como amálgama. Esse material durante décadas foi utilizado, e com sucesso por muitos profissionais para tratar dentes cariados. Desde a metade do século passado uma nova opção mais estética, com características que dão naturalidade aos dentes, conhecido como Resina Composta, vem sendo pesquisada e desenvolvida, para substituir restaurações escuras e tratar cáries.
A Resina Composta nada mais é que o material claro, que imita a cor do dente. Esse material, sem dúvida alguma, é um dos mais pesquisados na área da Estética em Odontologia. A possibilidade de devolver cor, forma e função semelhantes aos dentes naturais com restaurações é o que torna a resina um material atraente aos clientes e aos profissionais.
Muitas pessoas têm dúvidas se o Amálgama (material escuro) é melhor ou pior que a Resina Composta (material da cor do dente) para ser utilizado nas restaurações. O que se pode afirmar é que ambos têm a sua indicação. Dentre as vantagens da Resina Composta destacam-se a estética e a necessidade de menor desgaste do dente para a realização das restaurações. No entanto, esse material, que é amplamente utilizado para substituir restaurações escuras e tratar cáries, também possui limitações e deve ser utilizado com critério.
Uma restauração da cor do dente para ter sucesso depende tanto do profissional, que deve fazer uso de materiais adequados e possuir uma boa técnica para executar os procedimentos, como do cliente que tem a responsabilidade de manter a restauração íntegra através de cuidados com a escovação e acompanhamento profissional para avaliar a qualidade da mesma. Quando esses fatores estão presentes as chances de se obter um resultado estético e duradouro é grande.
Portanto, vale conversar com seu dentista para tirar as suas dúvidas a respeito das restaurações estéticas, conhecer os prós e os contras do seu caso específico. E, caso seja indicado, parabéns por ter a possibilidade de ter um sorriso mais estético e natural!
< Voltar