A periodontia é a área da odontologia que trata da saúde gengival, das doenças gengivais como gengivite, periodontite e das questões estéticas relacionada a gengiva ao redor de dentes e implantes. Os tecidos ao redor dos dentes como a gengiva e os ossos fazem parte do sistema de implantação e suporte dentário, área tratada pela periodontia. Em outras palavras, são tratamentos preventivos para manutenção da saúde bucal e também para corrigir intercorrências como o mau hálito, infecções e inflamações na boca, remoção de placa bacteriana, correção de sangramento gengival entre outros. A Periodontia também atua na melhoria estética gengival em torno de dentes e implantes.
Quando as bactérias que se depositam naturalmente na superfície dental, principalmente na região próxima à gengiva, se acumulam, formam a placa bacteriana. Essa placa é uma camada esbranquiçada. Caso não seja removida, pode causar cáries dentárias ou se calcificar formando o tártaro dentário. Além disso, a placa pode permitir que a doença evolua e cause inflamações nas regiões ao redor dos dentes ou dos implantes, causando as chamadas doenças periodontais. Na gengivite, a inflamação ocorre na margem da gengiva e não invade a região onde o dente se “sustenta” no osso. Já na periodontite a inflamação vai além da margem gengival, há invasão das bactérias no periodonto, onde o dente se “sustenta”, e isso causa prejuízos maiores na sustentação do dente.
Quem precisa de tratamento de Periodontia?
Sempre lembramos da importância das idas periódicas e preventivas ao dentista, já que uma boa higienização e manutenção evitam a formação de placa bacteriana. Contudo, muitas pessoas não sabem que têm doença periodontal. Esses problemas nem sempre são aparentes e podem passar despercebidos. Se você tem algum desses sintomas, procure um periodontista para uma avaliação:
- Dentes com mobilidade (que se “mexem” ao tocar neles ou durante a mordida);
- Dentes que mudam de posição;
- Formação de pus ao redor do dente;
- Gengivas com sangramento, sensíveis ou inchadas;
- Mau hálito constante;
- Retrações gengivais;
- Sensibilidade em excesso, entre outros.
O periodontista poderá ajudar o paciente também em diversas questões estéticas relacionadas com a gengiva, como o sorriso gengival, pigmentação gengival, correção de áreas acinzentadas na gengiva próximas a coroas protéticas e implantes, recessões gengivais (que podem além de causar sensibilidade dentária, representam uma perda importante da estética).
Conheça um pouco mais sobre o sorriso gengival:
Sorriso gengival
Algumas pessoas, ao sorrir, têm uma exposição da gengiva maior que o normal e se sentem desconfortáveis com isso, é o chamado sorriso gengival. A gengiva é fundamental para a beleza do sorriso e a periodontia oferece tratamento para devolver a autoestima do paciente.
Para restaurar a harmonia do sorriso e melhorar a estética do paciente, existe a cirurgia plástica gengival. Para efetuar a correção do sorriso gengival, o dentista faz o planejamento virtual do sorriso, para prever o resultado com o sorriso mais natural possível e harmônico com o rosto do paciente. O tratamento com cirurgia plástica gengival pode ser acompanhado de correção com facetas ou lentes de contato.
Dr. Maurício Mioranzza atua na área de periodontia, venha nos visitar.
< Voltar