O tratamento de canal serve para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. As causas comuns que levam ao tratamento endodôntico são dentes trincados, cárie profunda ou tratamento dental repetido na raiz ou trauma.
O dentista especializado em Endodontia realiza procedimentos na estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária. Quando ocorrem inflamações e infecções nessa região é preciso tratar com urgência, já que é nela que estão as terminações nervosas e onde ocorre a irrigação sanguínea do dente.
Dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor e incômodo ao toque e na mastigação são sintomas para procurar um endodontista. Além disso, se houver um abcesso (acúmulo de pus) ou fístula (lesão em forma de bolha na gengiva por onde extravasa pus) também pode ser necessário o tratamento de canal.
Endodontia: As etapas do tratamento de canal
Resumidamente, no tratamento de canal é removido o tecido pulpar doente, para em seguida ser feita uma obturação ou preenchimento com o material adequado.
O primeiro passo é remover a polpa, procedimento feito com anestesia, por meio de uma abertura na coroa do dente. O espaço onde a polpa se encontrava e os canais que ficam nas raízes são esvaziados, alargados, irrigados e desinfectados. Uma restauração temporária e provisória é feita para selar o que foi acrescentado, também com o objetivo de proteger o dente no intervalo entre as consultas – normalmente esse tratamento é feito em mais de uma sessão com o dentista.
No atendimento seguinte, a restauração provisória é removida e a cavidade pulpar e os canais são preenchidos permanentemente com uma restauração definitiva, sempre respeitando a estética natural do dente.
A endodontia salva e mantém o dente em boca, evitando futuros custos com implantes, além de evitar complicações e devolver ao dente sua função mastigatória. O dente não “morre” após a realização do tratamento de canal, pois ele ainda possui tecidos periodontais que o nutrem e o fixam na boca.
Em alguns casos, o tratamento de canal pode não ser o suficiente e o dentista especialista em Endodontia avaliará se algum outro procedimento será necessário. Em casos mais severos é preciso remover a coroa dentária (a parte externa e visível dos dentes) e substitui-la por uma prótese.
A falta do tratamento endodôntico pode levar à infecção, além de inchaço, febre, dor e pode gerar, na maioria das vezes, extração daquele dente.
Maurício Mioranzza Odontologia oferece atendimento personalizado para os pacientes, que encontram em uma só clínica odontológica todas as especialidades da Odontologia. Entre em contato e faça uma avaliação com nosso dentista especializado em Endodontia em Videira.
< Voltar