Atualmente, o clareamento dental já é uma possibilidade viável a todos. Muito deve-se a prevenção realizada nos consultórios e as novas técnicas e materiais que permitem resultados mais seguros e mais próximas às expectativas dos clientes.
É importante entender o porquê de um dente escurecer. A parte externa do dente pode escurecer devido aos corantes dos alimentos e bebidas, ao tártaro, ao uso de cigarro, a idade – crianças têm dentes mais claros que adultos, e idosos tendem a ter dentes mais escuros. Já na parte interna do dente, pode-se ter um escurecimento devido a fatores como traumas, uso de certos tipos de medicamentos (principalmente na fase de formação dos dentes), comprometimentos do canal do dente, entre outros.
Para tentar solucionar o problema da coloração de dentes escurecidos deve-se conhecer a causa do escurecimento para decidir qual a técnica de clareamento utilizar e o local a se clarear (interna ou externamente).
Para dentes com escurecimento de origem interna, pode-se utilizar pastas durante certo período até se obter o resultado desejado.
Já para clarear a parte externa do dente, destacam-se principalmente dois métodos, o clareamento caseiro e o clareamento de consultório. Na técnica caseira, utiliza-se uma moldeira e um gel durante um período determinado pelo dentista, clareando os dentes. Já o clareamento de consultório consiste na aplicação de um gel, mais concentrado que o utilizado em casa, e feito sob supervisão do profissional.
Os diferentes métodos de clareamento externo do dente possuem um mecanismo de ação muito semelhante, ou seja, o resultado obtido com o clareamento de consultório ou com a técnica caseira da moldeira são similares, o que pode variar é o tempo para atingir o resultado, sendo o de consultório, mais rápido.
Ter dentes mais brancos é uma questão de visitar seu dentista e ver qual técnica pode ser aplicada a você!
< Voltar